Close this search box.

Cartilha do De Olho nas Urnas é distribuída em curso voltado a candidatas nas eleições de 2024

200 exemplares do material, com dicas para mulheres candidatas, foram impressos por meio de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO)
Ilustrações: Karynne Senna (@thekarynne)

A cartilha “Mulheres na política: construindo igualdade de gênero nas eleições 2024”, produzida pelo projeto de pesquisa De Olho nas Urnas, contribui com mais uma iniciativa voltada a mulheres candidatas. Dessa vez, a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) distribuirá 200 exemplares do material durante o lançamento do curso gratuito “Você, candidata, comece por aqui”, nesta terça-feira (06/08).

A cartilha, construída por pesquisadoras e pesquisadores do De Olho nas Urnas, por meio de parceria com o Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados, traz orientações importantes sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política.

Passo a passo

Para quem deseja se candidatar,  o material explica quais são as situações – muitas vezes naturalizadas e por isso não percebidas – que caracterizam a violência de gênero na política. Há ainda dicas sobre os procedimentos para a denúncia, caso as mulheres sejam constrangidas nas campanhas.

Além disso, o material evidencia como a participação feminina vem transformando os espaços de poder. Outro ponto, fundamental às candidatas, é que a cartilha ensina o passo a passo, tanto na esfera midiática como na jurídica, para se promover uma candidatura com transparência. “São práticas e informações essenciais para que as candidatas estejam bem preparadas para as eleições”, ponderou Ana Paula de Castro, pesquisadora responsável pelo produto.

Garanta a sua!

O evento de lançamento do curso da EJE/GO está marcado para esta terça-feira (06/08), às 14h, no Auditório Levino Emiliano dos Passos, na sede do TRE-GO, localizada na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Central, em Goiânia.

Embora a cartilha já esteja publicada em versão digital no site do projeto, a distribuição do material em formato impresso, que será realizada neste curso, garantirá uma maior abrangência de público, atingindo leitoras para além do universo virtual.